MINHA ROTINA ALIMENTAR: Segunda à Sexta-feira

By Jéssica Marzano - julho 04, 2019

As pessoas me perguntam com muita frequência, como funciona minha rotina alimentar! No post de hoje vou compartilhar com vocês o que eu como de segunda à sexta-feira. Confira!






Geralmente, durante a semana eu costumo ter uma rotina bem equilibrada, composta por proteína, folhas verde, verduras e gordura boas. A dose de carboidratos é bem reduzida dando sempre preferência aos carboidratos complexos, como: baroa, batata doce, moranga e etc...



Eu venho com esta proposta de alimentação consciente desde o começo deste ano, e este meu modelo alimentar só é possível quando consigo me organizar para que tudo funcione bem! 


Para isso, faço as compras semanalmente e tento deixar a cozinha o mais organizada possível para que possamos cozinhar nossa própria refeição de forma rápida.

Agora que você já sabe um pouquinho de como funciona a dinâmica aqui de casa, vamos para lista do supermercado?

LISTA: Tudo muito simples!


Frutas

Coco seco, avocado e limão.

Carnes:

Bife de boi e frango, ovos, bacon, asinha de frango, carne moída e outras variedades. O consumo de proteína é mais alto, embora moderado.

Legumes, Verduras e Hortaliças:

Todos as alfaces e tomates, baroa, brócolis, couve-flor, rúcula, espinafre, agrião, couve e etc...A regra é no momento da lista já ter em mente será consumo nas saladas e cremes.

Chás:

Todos os chás! Sempre escolho 2 ou 3 para me acompanhar durante a semana e tudo depende muito do meu estado físico, emocional e de espírito.

Óleos e Gorduras:

Óleo de Coco, MCT e azeite de oliva. Se tiver banha de porco também é uma ótima aliada!

Outros alimentos incluindo temperos e condimentos:

Alho, Cúrcuma, gengibre, cravo e canela, orégano, páprica doce, tomilho e as coisas da hortinha: salsinha, cebolinha, manjericão, alecrim.... .

Suplementos:

Como suplemento utilizo o MCT, café preto (um quase suplemento!kk) e por fim o Colágeno Hidrolisado para me auxiliar no processo da elasticidade da pele.

**Prometo fazer um post aqui no blog falando mais sobre MCT - triglicerídeos de cadeia média, corpos cetônicos e como preparo o meu café a prova de balas, ok?

ROTINA


A primeira coisa que faço ao acordar é tomar 200 ml de água e aguardar uns 5 minutos antes de começar a preparar a minha 1º bebida antioxidante e anti-inflamatória do dia!

Manhã

Em um copo de mais ou menos 250 ml de água, acrescento:
- 1 Limão
- 1 colher de café de cúrcuma
- Completo com água, misturo bem e tomo em seguida.

Eu utilizo a água com limão e cúrcuma 2 semanas seguidas, logo faço uma pausa e durante as outras duas semanas 2 semanas do mês preparo somente água e limão.

**Existem muitas dúvidas sobre a temperatura da água, se quente, fria ou morna, eu tomo direto do filtro em temperatura ambiente, ok?

Seguindo…
Depois de tomar a água com cúrcuma e limão eu aguardo 20 minutos e só depois faço uma alimentação mais sólida.

Para o café da manhã, mas uma vez vai depender do meu apetite! O natural é que eu não sinta fome nas primeiras horas do dia, então acabo tomando somente:

1 xícara de café preto + 1 colher de chá de MTC.

Em ocasiões onde acordo com fome, sempre dou preferência aos ovos: mexidos, frito, cozido ou em forma de omelete c/ queijo + café de sempre.

Por aí fecho minha manhã! 

Almoço

No almoço sempre como 1 qualidade de carne + 1 porção bem generosa de salada regada com bastante azeite, limão e uma pitada de sal.

Como tempero para as carnes, geralmente uso as ervas da listinha de ingredientes. Muita delas são anti-inflamatórias, termogênicas e ajudam a fortalecer o organismo e o sistema imunológico.

Sobremesa: Eu sou louca por um sabor doce após o almoço, então como sobremesa eu sempre como um pedaço de coco seco. Em alguns dias da semana recorro a um chocolatinho acima de 85%. Delícia!

Tarde

Durante o período da tarde até a última refeição do dia eu só consumo chás. Trabalho bem as combinações de acordo com o objetivo da semana, estado físico e espiritual.


Noite

Por fim, no período da noite eu tomo um pouco de vinho tinto e me alimento com algo que tenha sobrado do almoço. Também gosto demais de comer avocado com azeite, limão e uma pitada de sal a noite.

Antes de dormir eu tomo uma xícara relaxante de chá e minha cápsula de colágeno.

Assim encerro o meu dia! 

Essa é a minha rotina durante a semana, não costuma mudar muita coisa! Você pode perceber que não coloquei informações de horário, pois de fato só como quando estou com fome.

Eu acordo geralmente às 06:30 e vou dormir por volta das 23:00, então, para este longo período opto por fazer escolhas de alimentos que prolongam a saciedade.


**Caso você esteja com qualquer problema de saúde, estiver grávida ou amamentando, converse com o seu médico caso esteja planejando mudar os hábitos alimentares, tudo bem?


Por favor compartilhem comigo aqui nos comentários o que acharam do conteúdo e quais assuntos gostariam que fossem abordados. É muito importante pra mim as sugestões e feedback de vocês!

Um super beijo!

AVISO: Ainda esta semana vou publicar um post aqui no blog de como é minha Rotina Alimentar nos finais de semana, e como uso esses 2 dias para delicias pecaminosas. O Dia do Lixo. Não perca!


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