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Emagrecimento com saúde: Qual o segredo?


Emagrecimento com Saúde: Qual o segredo

Emagrecimento com saúde: Qual o segredo?

Muitas pessoas forçam seus corpos com dietas milagrosas que surtem efeitos a curto prazo e prejuízos à saúde no longo prazo. Como evitar isso?

É o que vamos discutir no artigo de hoje!


Como emagrecer com saúde?

Essa é a pergunta de ouro!

O processo da perda de peso é simples. Entender isso é o primeiro passo para ter um emagrecimento com saúde.

Para se manter ativo o nosso corpo precisa de energia e obtemos essa energia dos alimentos, então a matemática é simples: se você consumir uma quantidade de alimentos que fornece mais energia do que o seu corpo necessita, você irá acumular essa energia em forma de gordura em alguma parte do seu corpo.

O emagrecimento com saúde consiste em gastar mais energia do que consumimos, porém de forma consciente.

A nossa transformação começa na mente

Com certeza você já ouviu a máxima “mente sã, corpo são”. Isso se encaixa perfeitamente quando o assunto é emagrecimento saudável.

Antes de mudar seus hábitos alimentares é muito importante trabalhar a sua mente, pois as suas vontades e pensamentos também terão que se adaptar a uma nova realidade.

O cérebro sempre resiste a mudanças, uma das funções dele é nos ajudar a poupar energia. Uma mudança de hábitos nocivos para um estilo de vida mais saudável requer uma dose extra de energia desse nosso amigo.

Dicas que irão te ajudar na adaptação da mente


  • Entenda o motivo pelo qual você deseja emagrecer: por saúde, por estética, para um evento, para se sentir bem
  • Pense no futuro: procure saber que tipo de doenças os seus hábitos alimentares atuais podem acarretar no futuro
  • Busque conhecimento: pesquise, pesquise muito sobre os benefícios de cada novo alimento que for inserir no seu dia-a-dia, entenda porque ele é necessário
  • Se sinta seguro: busque ajuda profissional para esse primeiro passo, dessa forma você já começa acertando, o que irá te motivar a continuar.


Muitas pessoas que emagrecem, voltam a engordar. Por quê?

Hábitos Alimentares: Efeito Sanfona

Normalmente quando queremos perder peso, buscamos soluções imediatas, medicamentos, dietas altamente restritivas e que não fazem bem ao corpo.

Essas dietas funcionam por um tempo, mas são o tipo de escolha que não se sustenta, pois não conseguimos nos alimentar de modo tão restrito por tanto tempo. Além disso, manter dietas desse tipo, a longo prazo, pode trazer prejuízos ao corpo.

A melhor dieta para ter um emagrecimento com saúde é não ter dieta!

O correto é montar um cardápio para emagrecer com saúde, sem apostar em fórmulas mágicas e sem esperar resultado imediatos. Esse cardápio deve refletir o seu estilo de vida, um estilo de vida saudável e o principal, sustentável a longo prazo.

Evite o efeito sanfona e tenha um emagrecimento saudável


O terrível efeito sanfona! Como evitar?

O primeiro passo para um emagrecimento com saúde é se respeitar!
Pense comigo, será mesmo que se amanhã você cortar tudo que gosta de comer irá conseguir seguir com a dieta? Com certeza não!

Mas é exatamente isso que muitas pessoas fazem. Isso significa que ao terminar um dieta, você inevitavelmente voltará a engordar.

Emagrecer com saúde não é sobre comer menos, é sobre mudar aos poucos, respeitando seus limites e deixando o seu corpo se acostumar com as novidades.

Somente dessa forma você conseguirá ser consistente em seu propósito de perder peso, pois aqui não estamos falando de uma simples dieta e sim de um novo estilo, um estilo funcional!

O mesmo vale para exercícios físicos, que devem ser inseridos de forma gradativa junto com seus novos hábitos alimentares.


Dicas para emagrecer com saúde 


Trace metas realistas


Porque você terá mais sucesso se traçar metas pequenas e não grandes? Simplesmente porque elas são mais fáceis de alcançar!

Você pode até ter um objetivo ambicioso a longo prazo, mas é importante dividi-lo em metas realistas.

Lembra o que falamos sobre trabalhar a mente? O cérebro trabalha bem com esse mecanismo, ao alcançar pequenas metas, você se sentirá estimulada a prosseguir.

Você pode ter um emagrecimento com saúde tendo, por exemplo, uma meta de 2 em 2 quilos para um objetivo final que poderia ser 12 quilos.

Entendeu como é simples?

Observe o que você come

Quando você está iniciando um processo de mudança em seu estilo de vida é importante anotar! Isso mesmo.
Anotar o que você come é um passo importante para observar seus acertos e principalmente o seus excessos.

Usando esse mecanismo você conseguirá ter um avanço mais efetivo!
Hoje, já existem aplicativos que podem auxiliar em suas anotações.

Não se pese todo dia! (Muito importante)


É importante acompanhar o seu progresso, mas um dos maiores inimigos do emagrecimento com saúde é a balança, por incrível que pareça.

A pesagem deve ser feita uma vez por semana, pois é um tempo razoável para já ter tido algum resultado, mesmo que pequeno.

Se pesar todos os dias acaba atrapalhando porque mostra resultados muito pequenos que não nos satisfazem, até porque nenhum corpo muda de uma hora pra outra.

Se pesar sempre gera ansiedade e ansiedade gera uma vontade de comer que nada tem a ver com ter fome.

Mexa seu corpo


Novos hábitos alimentares realmente proporcionam um emagrecimento com saúde, mas quem se exercita alcança de forma mais rápida esses resultados.

Além de alcançar com maior rapidez as suas metas, as atividades físicas trazem inúmeros benefícios, como um humor melhor, mais disposição e vitalidade.

Aqui também você pode começar aos poucos modificando a sua rotina, vamos a algumas dicas:


  • Troque elevador e escadas rolantes por escadas fixas
  • Troque pequenos trajetos que você faz utilizando o carro, para trajetos a pé
  • Troque o seu domingo no shopping por um domingo no parque


Alimentos aliados no processo de emagrecimento

Alimentos que podem ser aliados no processo de emagrecimento com saúde

(não esqueça de consultar o seu dietoterapeuta e nutricionista)


  • Chocolate amargo: é rico em antioxidantes e muito nutritivo, proporciona aumento da sensação de bem estar, controle da pressão arterial e auxilia no aumento da taxa do bom colesterol. Mas não esqueça, coma com moderação
  • Abacate: é uma fonte de gordura boa e ácidos graxos que auxiliam no combate a gordura nociva para o corpo
  • Salmão: possui alto teor de proteínas é fonte de ômega-3 e ácidos graxos que ajudam a diminuir a inflamação do corpo, auxiliam na construção de músculos e ainda podem significar o aumento de metabolismo a longo prazo
  • Sementes de chia: tem um efeito interessante em nosso corpo, ao ser adicionado em líquido a chia hidratada formando um gel que causa maior sensação de saciedade, além disso é fonte de fibras, proteínas e ômega-3
  • Feijão: é fonte de proteína e fibras e possui lenta digestão, isso quer dizer que você terá a sensação de saciedade prolongada


Agora que você entendeu que não existe exatamente uma dieta para emagrecer e sim uma mudança permanente em seus hábitos, que tal começar essa mudança?

Conte com a Estilo Funcional!

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