Banner Superior

Conheça os efeitos calmantes da Passiflora

Conheça os efeitos calmantes da Passiflora


Às vezes tudo que queremos é tirar com a mão o estresse e nervosismo do dia a dia que pairam sobre nós.

Quantas vezes temos problemas que nos tiram o sono e nos deixam ansiosos?

Muitas pessoas, nesses momentos, recorrem a calmantes e outros remédios sintéticos, para acalmar seus nervos e melhorar a qualidade do sono.

Mas será que é realmente uma boa opção?

Hoje vamos saber mais sobre a passiflora e descobrir como melhorar a qualidade do sono através de ativos que a natureza oferece!

O que é passiflora?

A passiflora ou passiflora incarnata é muito conhecida por seu fruto, o maracujá, entretanto o nome passiflora representa um gênero botânico que tem cerca de 500 espécies diferentes.

Possui passiflorina, flavonóides, C-glicosídeos e alcalóides (harmana).

Tem sido usada a muito tempo como um calmante natural e atualmente é o princípio ativo de diversos medicamentos fitoterápicos.

Quando os exploradores Europeus tiveram o primeiro contato com a planta no Peru, chamaram-na de flor da paixão de cristo, devido ao seu aspecto visual.

A passiflora destaca-se por sua capacidade de ação no sistema nervoso central, ajudando em problemas de insônia, nervos e distúrbios gastrointestinais

O maracujá

O fruto da passiflora incarnata é o maracujá, existem diversas espécies, sendo que as mais conhecidas são o maracujá azedo ou amarelo e o maracujá doce.

Em geral é usado para fazer sucos e possui complexo B, vitaminas A e C, ferro, potássio e cálcio. Também possui propriedades calmantes, mas não tão potente como suas folhas.




Passiflora: para que serve?

Os benefícios da passiflora são inúmeros, tem ação calmante, analgésica, refrescante e antiespasmódica. A planta oferece tudo isso sem causar dependência e alterar a lucidez.

  • Ação calmante - promove o relaxamento e bem-estar por meio da liberação de hormônios que favorecem o sono
  • Melhora o humor e ansiedade - estudos mostraram que na dose correta a passiflora promove uma melhora no humor  e diminui os níveis de ansiedade, sem comprometer as atividades do dia-a-dia
  • Tratamento menopausa e depressão - a menopausa tem muitos efeitos no corpo da mulher, ondas de calor, suor excessivo, irritação, depressão e etc. Estudos mostraram que esse princípio ativo auxilia na redução das ondas de calor e ainda trabalha diminuindo os sintomas depressivos causados pela deficiência de GABA (ácido aminobutírico) em nosso cérebro
  • Melhora da pressão arterial - a passiflora possui substâncias que inibem o consumo desnecessário de oxigênio pelo cérebro, diminuindo os níveis de circulação e respiração
  • Tratamento de úlceras - a passiflora da espécie foetida mostrou-se capaz de tratar úlceras estomacais
  • Ação antiespasmódica - ajuda a controlar contrações involuntárias do corpo. Estudos indicam que a passiflora pode ser uma aliada no combate aos sintomas do mal de Parkinson
  • Alcoolismo - a passiflora quadrangularis é usada para tratamento de alcoolismo crônico


Passiflora emagrece?

O efeito de emagrecimento da passiflora ainda está em estudo, entretanto, acredita-se que ela atua indiretamente no emagrecimento.

Devido ao seu efeito calmante, ela diminui o estresse, raiva e ansiedade. Todos esses estados fazem nosso corpo liberar o hormônio cortisol, responsável pelo acúmulo de gordura corporal.

Além de auxiliar no acúmulo de gordura ele ainda promove aquela sensação de fome, mesmo que você já esteja satisfeita.

Ao combater sintomas de ansiedade e estresse com a passiflora, estamos automaticamente nos livrando de efeitos como a alimentação compulsiva e o acúmulo de peso causados pelo cortisol.

Como consumir a passiflora

A passiflora é uma componente muito popular pode ser encontrado em formato de chá, cápsulas ou xarope.

Passiflora remédio

A passiflora pode ser encontrada como princípio ativo de remédios fitoterápicos, as opções são diversas e uma das marcas mais conhecidas, chama-se maracujina, tendo a versão em cápsulas e xarope.

Chá de Passiflora

Também pode ser encontrado na forma de chá

Chá de folhas de maracujá

Para preparar um chá de passiflora é muito simples.

Ferva 200ml de água
Desligue o fogo
Coloque uma colher de folhas secas de passiflora
Deixe em infusão por 10 minutos
Coe e sirva

De preferência tome sem açúcar para que ela não interfira nos benefícios da passiflora.


Para quem não é indicado o uso da Passiflora

A Passiflora possui muitos benefícios e não causa dependência, tudo isso porque é um remédio natural.

Independente disso é importante levar em consideração alguns cuidados pois as plantas possuem diversas substâncias que podem reagir de forma adversa em nosso organismo.

Antes do uso da passiflora é interessante consultar um profissional e ter cautela para evitar as reações adversas que podem ocorrer. Veja algumas abaixo:


  • pode intensificar a ação de ansiolíticos
  • o uso associado com  fármacos neuropsíquicos, pode gerar dormência no corpo
  • associado a álcool ou drogas, aumenta a sonolência
  • pode levar a sangramentos quando usada com remédios como a aspirina, heparina e varfarina


Se mesmo assim, você optar por tomar a passiflora, opte pelo chá, pois contém o princípio ativo de forma mais branda.

Não use a passiflora se você está:


  • Grávida
  • tomando sedativos ou anti-histamínicos
  • sofrendo com hipotensão arterial
  • em fase de amamentação

Cadastre-se para acessar as melhores dicas da Estilo Funcional

Agora que você já entendeu tudo sobre a Passiflora o que acha de ver como a Estilo Funcional ajuda as pessoas a terem uma vida mais equilibrada?


Postar um comentário

0 Comentários