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Descubra como e quais alimentos podem auxiliar no controle da ansiedade

Descubra como e quais alimentos podem auxiliar no controle da ansiedade


Em algum momento da vida todos nós já sofremos com a ansiedade, seja em menor ou maior grau.

A ansiedade está presente em nossa vida, em todas as fases! A grande questão é que na atualidade a ansiedade passou a estar muito mais presente em nossas vidas, interferindo em nosso trabalho e relacionamentos.

Pensando nisso, no texto de hoje, iremos falar sobre o que é ansiedade, os sintomas, os tipos de transtornos que ela pode causar e ainda conhecer alguns alimentos que irão nos auxiliar no processo de controle desse estado.

O que é ansiedade?

A ansiedade é um sentimento comum que experimentamos em situações onde enfrentamos problemas ou corremos perigos. Ela é necessária e essencial para que tenhamos a reação correta em determinados momentos da nossa vida.

Em suma, ela nos prepara fisiológica e psicologicamente para momentos onde devemos enfrentar ou fugir do perigo. Não representa um mal se está presente em nosso cotidiano na quantidade correta.

Quando a ansiedade se torna doença?


A ansiedade se torna doença quando ela começa a acontecer de forma excessiva, inclusive em momentos em que você não tem nenhum problema a resolver e nenhum perigo a enfrentar.

12 sintomas de ansiedade


Ansiedade sintomas: físicos


  • Enjoo
  • Dor de barriga e diarreia
  • Aumento do ritmo cardíaco e aperto no peito
  • Suor em excesso
  • Tremores
  • Tensão muscular


Ansiedade sintomas: psíquicos 


  • Dificuldade para dormir
  • Preocupação excessiva
  • Irritabilidade
  • Baixa concentração
  • Não consegue se desligar do objeto de tensão
  • Sensação de pressentimento ruim


Quadros de transtorno de ansiedade


A ansiedade pode se manifestar em nós de diversas formas, existem alguns quadros de transtornos que derivam desse estado, vamos conhecer os mais comuns:

Ansiedade noturna


Para muitos, o momento de se deitar na cama é também uma oportunidade de refletir sobre sua vida e sua rotina, se estamos bem e gratos, essa reflexão não irá interferir de forma negativa em nossa qualidade de sono.

Quando estamos com muitos problemas e usamos a hora de descanso para focar neles, podemos ficar horas a fio buscando soluções ineficazes que nos deixam cada vez mais preocupados e tensos.

Se esse padrão começa a se repetir o cérebro passa a entender que o descanso é um momento de estresse e aumenta o nível de adrenalina em nosso corpo, o que dificulta o sono.

Como amenizar a ansiedade noturna: comece mudando a sua rotina diurna, tire uma hora do seu dia para pensar em um dos seus problemas e suas possíveis soluções, se necessário, use papel e caneta para organizar suas idéias.

Antes de dormir use ferramentas como músicas relaxantes ou meditação guiada. Transforme isso em sua nova rotina! Não foque no resultado, apenas confie no processo e deixe a transformação acontecer.

Você pode encontrar playlists relaxantes no Spotify, Deezer e Youtube e sessões de meditação guiada gratuita em diversos aplicativos para celular.


Síndrome do pânico


A síndrome do pânico é caracterizada por crises de ansiedade com sensação de medo profundo, repetitivas e inesperadas.

Além de ter medo da morte, de tragédias ou de perder o controle a pessoa que sofre com essas crises também pode começar a ter medo de ter novas crises, o que pode ser um gatilho para desencadear novos surtos.

Como amenizar a síndrome do pânico: esse tipo de transtorno deve ser tratado com ajuda médica, pois as crises costumam ser difíceis de controlar.

Após o diagnóstico e início do tratamento indicado pelo médico, você pode utilizar ferramentas como o ioga, pilates e exercícios de relaxamento em geral para auxiliar na diminuição da ansiedade.


TAG - Transtorno de Ansiedade Generalizada

Embora a ansiedade seja um sentimento comum a todos os seres humanos, principalmente em situações de dúvidas ou expectativas, ela deve acontecer pontualmente.

Quando essa sensação acontece de forma diária atrapalhando nas atividades cotidianas ela deve ser analisada, pois pode ser o TAG, que é definido como: preocupação excessiva ou expectativa apreensiva.

TAG nas mulheres


As mulheres em especial devem ficar atentas, pois estudos indicam que mais do que o dobro dos casos de TAG são desenvolvidos em mulheres.

Acredita-se que o fator hormonal feminino, que sempre sofre mudanças bruscas pode colaborar para esse estado.

Outros fatores também podem colaborar com o desencadeamento do Transtorno de Ansiedade Generalizada em homens e mulheres, como traumas de infância, abusos de substâncias estimulantes, genética e doenças graves que trazem preocupação sobre o futuro.

Como amenizar o TAG: aliado ao tratamento psiquiatrico e psicologico, você pode utilizar técnicas de concentração como o mindfulness.

Alimentos que auxiliam nos sintomas da depressão



  • Frutas vermelhas ou cítricas: melhoram o funcionamento do sistema nervoso central. A vitamina C em especial diminui a liberação do cortisol, hormônio presente em situações problemáticas.

  • Proteínas vegetais: essas proteínas auxiliam no equilíbrio da serotonina em nosso corpo, melhorando a sensação de calma e contentamento. Invista em feijão, ervilha e lentilha.

  • Erva Cidreira (Melissa) ou Camomila: essas ervas possuem propriedades sedativas, tomar o chá dessas plantas antes de dormir ou até mesmo durante o dia, quando estiver passando por algum problema delicado, promove relaxamento e alívio da tensão e ansiedade.

  • Ômega 3: alimentos como o atum, salmão, nozes, linhaça e castanha são capazes de reduzir os níveis de estressores químicos em nosso corpo como adrenalina e cortisol.

  • Triptofano: é um aminoácido presente em diversos alimentos e também auxilia na produção de serotonina. Aposte em: frango, ovos, banana, carne, peixes, cacau, chocolate amargo e queijos.

  • Suco de maracujá: os efeitos calmantes dessa frutas, já são famosos, suas propriedades são capazes de diminuir a ansiedade e insônia. 


Alimentos para passar longe


  • Açúcares (doces em geral, chocolate, sucos industrializados, refrigerantes)
  • Cafeína (café e chás, preto, verde e mate), 
  • Sódio
  • Bebidas alcoólicas
  • Gordura trans (salsicha, linguiça, mortadela e etc).

Ansiedade tem cura? 

A ansiedade é um transtorno psíquico que pode ser tratado, controlado e eliminado. Entretanto essa cura depende de diversos processos psíquicos que são muito subjetivos, não tendo um tempo de eficácia padrão.

Cada indivíduo é único e o processo de cura se desenvolverá de forma particular respeitando o tempo e avanço de cada pessoa. Para acelerar esse processo é essencial usar terapias complementares e ficar de olho na alimentação.

Quer saber mais sobre como lidar com a ansiedade? Continue de olho em nosso blog.



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