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4 Hábitos essenciais para manter a saúde da mulher

4 Hábitos essenciais para manter a saúde da mulher



Para garantir a qualidade de vida, a saúde da mulher deve estar sempre bem assistida por profissionais e por ela mesma.

O modo como vivemos em nosso dia-a-dia impacta diretamente no tipo de saúde que teremos, por isso é importante ficar de olhos bem abertos quando o assunto forem hábitos.

No artigo de hoje vamos falar de 4 hábitos essenciais para a manutenção da saúde da mulher.

1. Alimentação saudável

O primeiro hábito parece clichê, afinal todos nós sabemos que precisamos comer bem. Acontece que é importante se conscientizar de quais hábitos são nocivos para a saúde da mulher.

Ter o hábito de consumir gorduras e alimentos industrializados pode aumentar os níveis de colesterol ou obesidade ou os 2!

Além dessa consequência previsível, esse tipo de hábito pode ter um impacto determinante na saúde da mulher: a obesidade e o colesterol representam fatores de risco para o câncer de mama.

Em contrapartida, manter hábitos alimentares saudáveis faz com que o corpo da mulher trabalhe melhor e previna tumores.

Um estudo realizado pela Boston University mostrou que mulheres que comem vegetais diariamente tem até 45% menos chances de ter câncer de mama.

2. Movimente-se

Você pode escolher: musculação, zumba, crossfit, corrida, caminhada, natação, danças em geral e etc. O que não vale é ficar entregue ao sedentarismo.

Porque é importante para a saúde da mulher se movimentar?

Ao falar de saúde da mulher, podemos continuar com o exemplo do câncer de mama que é uma doença amplamente falada e conhecida.

Se exercitar fortalece o sistema imunológico e ainda ajuda no fortalecimento da saúde emocional da mulher e isso ajuda no tratamento de tumores.

Um estudo feito pelo Journal of The American Medical Association, indicou que a atividade física feita de forma regular ajuda a reduzir em 20% o risco de ter 13 tipos de câncer.

Além disso se exercitar ajuda a construir um bom tônus muscular e libera endorfina causando sensação de bem-estar e conforto, o que nos leva direto ao próximo hábito para manter a saúde da mulher.


3. Mente sã, corpo são

Quando falamos de saúde da mulher, não podemos cuidar apenas da parte física ou de como nos alimentamos. O que acontece na nossa mente importa muito e define, muitas vezes, como nosso corpo irá reagir.

Um hábito importante para saúde da mulher é manter a sua saúde mental em dia, deixando bem longe o estresse e a ansiedade.

Como amenizar o estresse e a ansiedade?


  • O primeiro passo está atrelado ao hábito 1. Coma bem, alimentos como o cacau, banana e espinafre ajudam a combater esse tipo de estado emocional.

  • O segundo passo é o hábito 2. Praticar esportes e ser uma pessoa ativa é essencial para a saúde da mulher, pois ajuda a diminuir os níveis de cortisol (hormônio do estresse)  e libera a endorfina. 

  • Descansar é tão importante para saúde feminina como se movimentar, tirar um tempo para si mesma, pensar nos problemas e encontrar soluções irá deixar a sua mente limpa e tranquila.

  • Tenha momentos de alegria com as pessoas que gosta, mantendo uma vida social ativa com programas que te deixam alegre.

  • Faça terapia, pois ser uma mulher saudável é saber que nem sempre conseguimos lidar com tudo sozinhas e tudo bem!



4. Exames de rastreamento

Um checkup a cada 6 meses ou um ano é o básico para manter a saúde da mulher, prevenir doenças e verificar como está o andamento do nosso corpo.

Exames como o de sangue, papanicolau, ultrassonografia transvaginal, mamografia, colposcopia devem ser feitos regularmente.

Além disso é importante estar atenta ao próprio corpo para perceber alterações.

Como fazer o autoexame das mamas?

Quando falamos de saúde da mulher fazer o autoexame se torna uma premissa básica. Veja aqui como e quando você pode fazê-lo:

Quando fazer o autoexame das mamas?


Deve ser feito 7 dias após o início da menstruação.

Para mulheres que estão ou já passaram pelo período de menopausa, deve ser escolhido algum dia do mês para realizá-lo.

Como fazer ?

O autoexame de mamas pode ser feito de 3 formas: em frente ao espelho, em pé ou deitada. Aqui iremos explicar como fazer o autoexame deitada.

Coloque sua mão direita atrás da cabeça, deslize os dedos da mão esquerda de forma suave e em movimentos circulares por toda a mama direita.

Após finalizar, inverta o procedimento para a mama esquerda.

Autoexame das mamas: sinais de alerta

Se  você identificar algum dos sinais baixo, procure seu médico e faça os exames pertinentes:

  • Retração dos mamilos
  • Aparecimento de veias
  • Pele com textura alterada
  • Caroços
  • Alteração no formato da mama
  • Erosões e coceiras
  • Ondulações
  • Inchaço
  • Enrijecimento
  • Vermelhidão
  • Secreções



Faça melhores escolhas para o seu dia-a-dia com a Estilo Funcional

Todo novo hábito é um grande desafio e nem sempre conseguimos completar sozinhas essa jornada.

saúde da mulher é um tópico muito importante aqui na Estilo Funcional, por isso desenvolvemos orientações e protocolos terapêuticos a fim de fomentar o bem-estar feminino, o autoconhecimento e a melhora contínua no aspecto físico e mental.

Aprenda como fazer boas escolhas, prevenir doenças e se sentir inteira e leve.


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