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Saúde emocional: como melhorar?

Mulher deitada sobre folhas, com olhar pensativo

Saúde emocional: como melhorar?


A manutenção da saúde emocional tem sido um tópico recorrente entre as mulheres da nossa geração, principalmente quando olhamos para o panorama dos últimos anos.

A crise financeira assolou as famílias brasileiras e segundo a BBC Brasil, entre 2014 e 2016 o desemprego chegou a atingir 14,2 milhões de pessoas e a renda per capita caiu 9,4%, o segundo pior resultado do século.

Com o alto desemprego esposas e companheiras, que antes complementavam a renda familiar, assumiram o papel de chefe da família. Entre 2015 e 2018 as mulheres tiveram um melhor desempenho no mercado de trabalho.

Esse resultado de superação, no entanto, não é considerado um caso de sucesso, já que devido ao déficit da renda masculina, essas mulheres conseguiram apenas evitar que a sua família se tornasse cada vez mais pobre.

Apesar de todos os esforços a situação financeira das famílias não melhorou.
Chegamos em 2020 com uma leve melhora na economia brasileira, entretanto, com mulheres sobrecarregadas e com saúde emocional abalada.

Pensando nisso, vamos falar nesse artigo, como mulheres, mães e esposas podem cuidar melhor da sua saúde emocional.

A saúde emocional da mulher

Será que como dizem por aí a mulher é realmente mais sentimental do que o homem, será que é por isso que a sua saúde emocional está sempre em voga? Podemos dizer que sim, mas a explicação é muito mais profunda do que isso!

Não é de sentimentos que iremos falar e sim do nosso cérebro!

Já no útero de sua mãe o cérebro feminino inicia sua formação de forma distinta ao masculino, pois está mais exposto ao hormônio estrogênio.

Diferenças do cérebro feminino e masculino


  • O tamanho do cérebro feminino é cerca de 10% menor que o dos homens.
  • Tem maior número de conexões entre as células nervosas.
  • A ligação entre os hemisférios cerebrais direito e esquerdo são mais desenvolvidas, o que contribui para a facilidade em ser multitarefa.
  • O cérebro da mulher produz menos serotonina o que a deixa mais suscetível a ter depressão.
  • O lobo parietal inferior, responsável por possibilitar atividades matemáticas, é menor no cérebro das mulheres.
  • O sistema límbico, responsável por possibilitar emoções, é melhor desenvolvido no cérebro feminino.

Mulher de vestido branco, sentada em um sofá com a expressão de surpresa

Oscilações frequentes de estrogênio devido ao ciclo reprodutivo também afetam a saúde emocional, já que são gatilhos para depressão e outros tipos de doenças da mente em mulheres.

Todos os dados citados aqui comparam o feminino ao masculino de uma maneira geral, sem citar as exceções e outros fatores como cultura, economia e região.

É importante ressaltar que os estudos biológicos e genéticos, são muito relevantes, entretanto não são as únicas vertentes para determinar o comportamento e habilidade dos seres humanos.

Com o entendimento de toda essa formação biológica que temos desde que estamos na barriga da nossa mãe, torna-se mais fácil perceber porque devemos dar uma atenção especial a nossa saúde emocional.

Dicas para melhorar a sua saúde emocional


A saúde física é um dos caminhos para a saúde emocional

Em muitos momentos precisamos trabalhar mente, corpo e emoções de forma separada, até mesmo para entender de onde vem cada um de nossos problemas, ainda assim, esse setores influenciam uns aos outros pois são parte de um todo.

Em alguns momentos em que a sua saúde emocional estiver abalada ou até mesmo para mantê-la firme, é interessante começar com cuidados em seu corpo.

Cuidados corporais que irão influenciar sua saúde emocional 

  • Exercícios físicos (danças, esportes, musculação e etc)
  • Massagens relaxantes
  • Procedimentos estéticos dos mais variados
  • Boa alimentação 


O exercício físico irá aumentar a sua endorfina, uma massagem pode aliviar o seu estresse, procedimentos estéticos te tornam mais confiante e melhoram sua autoestima e uma boa alimentação pode estimular o aumento de hormônios da felicidade e bem-estar.


Mulher sentada em uma área verde, ao ar livre escrevendo

Experiências sensoriais e emocionais

Estimular bons sentimentos através de experiências emocionais e sensoriais pode ser uma excelente forma de preservar a sua saúde emocional.

Atividades que estimulam o bem-estar:

  • Seja útil, faça coisas boas para os outros
  • Aprenda coisas novas
  • Fique exposta a natureza
  • Faça alguma atividade criativa (escrita, pintura, artesanato e etc)


Life coach e autoconhecimento podem ajudar na sua saúde emocional

Preservar ou reconstruir a sua saúde emocional depende de diversos fatores!
Muita vezes ficamos em dúvida sobre como e por onde começar e acabamos ficando estagnados.

Se você está numa situação como essa, se sentindo triste e para baixo com os acontecimentos de sua vida, provavelmente está precisando de um guia nessa jornada, alguém que te mostre o caminho para atingir um outro patamar, construindo de forma consistente uma saúde emocional resiliente.

Você sabe como o Life Coach pode ajudar na sua saúde emocional?

O Life Coaching é um profissional capacitado que irá te apoiar para que você trilhe a jornada do autoconhecimento e alcance, dentro do seu tempo, tudo o que mais deseja para sua vida.

Após uma investigação profunda na vida do seu Coachee o Life Coaching identificará se sua saúde emocional precisa ser restaurada ou apenas preservada.

Com base em seus valores e crenças, esse profissional irá aplicar métodos e ferramentas para formação de novos hábitos e irá auxiliar no desenvolvimento da sua inteligência emocional.

Todo esse processo ocorre de forma organizada e planejada para que sua definição de metas e objetivos aconteça em uma base emocional segura, o que te tornará capaz de enfrentar as adversidades com sabedoria.

Isso significa que só coisas boas vão acontecer? Definitivamente não!
Isso significa que você terá uma nova postura diante dos mesmos acontecimentos.

Se o que está te faltando hoje é: confiança, realizações, objetivos e autoestima, clique aqui e saiba mais sobre o Life Coach e sobre como eu, Jéssica Marzano posso te ajudar a fortalecer a sua saúde emocional!


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